Vinhos combina com inverno!

capa_vinhos

Vinhos

A pedida é combinar vinhos mais densos com pratos mais pesados.
O Clima é perfeito para namorar e para confraternizações com os amigos.
Acender a lareira também é válido para deixar o ambiente ainda mais harmonioso.
As ofertas nessa época do ano são maiores e o mercado faz promoções que valem a pena aproveitar. #ficaadica

 

Como não é novidade para ninguém, São Roque possuem várias vinicolas. Aproveite para fazer um passeio pelo “Roteiro do Vinho”.

Veja abaixo um pouco da história do vinho na cidade:

Já os primeiros povoados da cidade introduziram o plantio das parreiras considerando o primeiro vinhateiro de São Roque.

O Capitão Fernão Paes de Barros, através dos escravos cultivou extensos vinhedos e produziu o primeiro vinho sanroquense.

Não há histórico por 200 anos da continuação das atividades o que faz os historiadores concluírem que por imposição de Portugal.

Em 1880 São Roque  retoma a cultura: O  lavrador José Casali, o engenheiro da Estrada de Ferro Sorocabana Dr. Eusébio Stevaux, francês de origem, e o sanroquense Antônio dos Santos Sobrinho, foram os responsáveis pela segunda fase do vinho na cidade.

A região tinha condições adequadas para o cultivo de uva, porém os métodos usados ainda eram bastante primários, e por isso o desenvolvimento seguiu em passos lentos.

Apenas em 1934 a produção de vinho passou a ser de maneira tradicional e científica. E foram implantados estudos e a instalação de um posto de análise de vinhos, o que impulsionou significativamente a indústria vinícola.

E nos anos 50 São Roque passou a ser conhecida como cidade do vinho.

Na década de 60 com a valorização imobiliária da cidade os vinhedos foram desaparecendo, e os produtores que antes chegavam a 100 hoje esse numero está reduzido. Porém com a transformação da cidade em Estância Turística, a visitação das adegas e vinícolas é um forte fator para o crescimento da atividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *